A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes garante a aplicabilidade da gestão de segurança na empresa. Mantê-la em perfeito funcionamento, provendo os subsídios necessários para que a comissão desempenhe as suas atribuições, é a garantia da minimização de acidentes do trabalho e consequente aumento da qualidade de vida no ambiente laboral e aumento da produtividade. Todos os requisitos para a constituição, organização e funcionamento da CIPA são estabelecidos na Norma Regulamentadora 5 da Portaria 3214/1978.
- Introdução
- Norma Regulamentadora 5
- Atribuições da Cipa
- Funcionamento da Cipa
- Processo Eleitoral
- Treinamento da Cipa
- Constatadas para Prestação de Serviço
- Riscos Ocupacionais
- Medidas de Controle
- Equipamento de Proteção Coletiva
- Medidas Administrativas
- Medidas Médicas
- Medidas Educativas
- Medidas Psicológicas
- Equipamento de Proteção Individual- EPI
- Mapa de Risco
- Análise de Risco
- Acidente de Trabalho
- Noções e Legislação Previdenciária
- Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados nos Processos de Trabalho
- Sensibilização de Equipes na Inclusão da Pessoa com Deficiência
- Referências Bibliográficas